Conceitos Básicos
Conceitos básicos
2.1. Origens dos dados
A principal fonte de dados para este trabalho é Catarse, seguido de Apoia.se.
Os valores monetários nas campanhas, tal como meta, total levantado ou valor de recompensas é nominal e se refere à época de execução da campanha. Para ter uma base de comparação mais adequada, vou usar a Tabela Prática para Cálculo de Atualização Monetária – IPCA-E, que possui uma maneira bem prática para atualização de um valor monetário para o valor presente.
Para ter uma ideia da participação das HQ viabilizadas com campanhas de financiamento coletivo, decidi considerar a página de lançamentos do Guia dos Quadrinhos, que se consiste num banco de dados centralizado e de boa qualidade.
O Financiamento Coletivo é uma maneira de viabilizar projetos ou iniciativas de várias naturezas a partir do esforço de pessoas entusiastas ou interessadas. Com a popularização da internet, alguns empreendimentos surgiram como plataformas de financiamento coletivo, oferecendo mecanismos de divulgação e arrecadação de doações, normalmente reservando um percentual do total arrecadado das campanhas que foram bem sucedidas.
O sucesso de uma campanha de arrecadação depende da modalidade. Uma campanha Tudo ou Nada será considerada bem sucedida se o valor total arrecadado na data de encerramento atingiu a meta estabelecida pelas pessoas autoras do projeto. Por outro lado, uma campanha Flex será considerada bem sucedida se receber qualquer doação, mesmo que não atinja a meta estabelecida na data de encerramento.
2.2. Financiamento Coletivo
Antes da internet, era comum que um projeto cultural fosse financiado por um limitado grupo de pessoas físicas ou jurídicas.
Este mecenato podia ser praticado por estas pessoas por diferentes motivos. O primeiro seria a filantropia, isto é, a vontade de promover o bem-estar humano e social através do financiamento da arte e projetos de cultura. A filantropia, contudo, não é excludente a outros motivos mais materialistas, tal como a autopromoção, quando a pessoa deseja vincular seu nome ou marca ao projeto patrocinado, ou a obtenção de vantagens fiscais, tal como acontece com a Lei Rouanet.
No início do século XXI, a sociedade testemunhou uma série de transformações - certamente catalizadas pela internet - que viabilizaram uma nova forma de captação de recursos: o financiamento coletivo ou crowdfunding.
Com as redes sociais, por exemplo, artistas e pessoas produtoras culturais podem interagir de maneira mais horizontal com o público. O comércio eletrônico consolidou o hábito de compra à distância com a redução dos custos logísticos, a oferta de meios de pagamento digitais e o surgimento da economia de plataforma, com destaque para as plataformas de financiamento coletivo.
Nesse contexto, o financiamento coletivo acontece numa lógica invertida: em vez de poucas pessoas investindo grandes parcelas no projeto, observamos muitas pessoas realizando contribuições de pequeno volume.
É importante destacar que nem a internet, nem as plataformas de crowdfunding são obrigatórias para a execução de campanhas de financiamento coletivo, mas elas certamente potencializam os esforços de divulgação e arrecadação destas campanhas.
2.3. Modalidades de Financiamento
Neste relatório, a modalidade é uma característica determinante das campanhas para diversas análises e recortes. Nas plataformas de financiamento coletivo estudadas neste relatório, Catarse e Apoia.se, é possível destacar três modalidades de financiamento coletivo:
- recorrente;
- tudo ou nada (campanha pontual);
- flex (campanha pontual).
As modalidades de financiamento a seguir são categorias de análise deste relatório. Por favor, antes de lançar uma campanha de financiamento coletivo, leia as regras, recomendações e termos de uso da plataforma.
2.3.1. Campanhas Recorrentes
A modalidade recorrente funciona num modelo de assinatura e não tem data de encerramento. É utilizada por indivíduos, coletivos ou empresas que precisam de apoio contínuo e organizam um modelo de negócio que se apoie na arrecadação continuada, mês a mês.
O modo como cada plataforma de financiamento coletivo lida com as categorias pode interferir um pouco nas análises. Enquanto em Catarse a categoria quadrinhos é para uma campanha de arrecadação voltada para a produção de quadrinhos, em Apoia.se uma campanha pode ter múltiplas categorias. Dessa forma, no conjunto de dados analisados vamos encontrar campanhas de indivíduos, coletivos ou empresas voltadas para o financiamento:
- de quadrinhos, especificamente; ou
- de projetos de divulgação de conteúdo geek, tal como canais de youtube, podcasts, sites ou blogs.
Neste relatório, a campanha recorrente será considerada bem sucedida se receber ao menos um apoio de qualquer valor.
2.3.2. Campanhas Pontuais
As campanhas pontuais têm duração predefinida, isto é, as pessoas que as organizam precisam definir uma data de encerramento e uma meta de arrecadação. Para ser considerada bem sucedida, a campanha da modalidade tudo ou nada precisa atingir ou ultrapassar a meta até a data de encerramento. Quando não é bem sucedida, o dinheiro é ressarcido para as pessoas que apoiaram.
A campanha na modalidade flex se diferencia da tudo ou nada por não obrigar o atingimento da meta na data de encerramento. Dessa forma, se não for cancelada pelas pessoas organizadoras ou pela plataforma de financiamento coletivo, uma campanha flex será considerada bem sucedida se receber pelo menos um apoio na data de encerramento.
A tabela a seguir resume em que condições uma campanha pode falhar ou terminar bem sucedida nas plataformas.
situação | tudo ou nada | flex |
---|---|---|
ultrapassou a meta | bem sucedida | bem sucedida |
atingiu a meta | bem sucedida | bem sucedida |
recebeu pelo menos uma contribuição | falhou | bem sucedida |
cancelamento antes do encerramento | falhou | falhou |
Os comportamentos diferentes de cada modalidade sugerem usos diferentes. Se a pessoa organizadora da campanha não possui os recursos para executar o projeto, a modalidade tudo ou nada seria mais adequada porque não implica em compromissos de entrega com a comunidade apoiadora - de fato, as pessoas apoiadoras são ressarcidas pela plataforma quando a campanha não é bem sucedida. Por outro lado, se a pessoa organizadora possui os recursos para viabilizar o projeto, a campanha na modalidade flex pode ser funcionar como um canal de pré-venda.
2.4. Correção Monetária
O valor desejado (meta), o valor arrecado e os valores das recompensas serão ajustados, de acordo com a Tabela Prática para Cálculo de Atualização Monetária – IPCA-E da AASP, para o valor em dezembro do ano base do relatório.
2.5. Classificação de Conteúdo
Um mesmo script python de classificação é utilizado como base para a identificação de gênero de pessoas autoras ou para a categorização do conteúdo do texto da campanha. A ideia básica é manter, para cada categoria, uma lista de palavras chave e possíveis variações escritas na forma de expressões regulares, que buscam padrões de texto de acordo com uma destas regras:
- pesquisa exata: o texto deve conter a palavra na lista
- pesquisa “começa com”: o texto contém palavra que começa com o padrão na lista de palavras
- pesquisa “contém”: o texto contém palavra que contém o padrão na lista de palavras
Para maiores informações, consulte o script de normalização, scripts/01-normalizar.py, ou os arquivos de padrões e palavras chave de cada categoria.
2.5.1. Menções
O arquivo mencoes.json contém padrões e palavras chaves que são usados para testar o pertencimento dos textos das campanhas a uma determinada categoria de interesse:
- Ângelo Agostini
- CCXP
- Disputa
- Erotismo
- Fantasia
- Ficcao Científica
- FIQ
- Folclore
- Herois
- HQMIX
- Humor
- Jogos
- LGBTQIA+
- Mídia Independente
- Política
- Questões de Gênero
- Religiosidade
- Salões de Humor
- Terror
- Webformatos
- Zine
2.5.2. Gênero
Na maior parte dos casos, foi possível identificar se quem organiza a campanha é uma pessoa individual, que pode ter gênero determinado como masculino ou feminino, ou um coletivo, que pode ser classificado como empresa ou como coletivo de artistas.
Além do arquivo com padrões e palavras chave de gênero de pessoas autoras, autorias.json, o script também utiliza um dataset de nomes construído a partir de dados do Censo do IBGE para determinar se um primeiro nome tem maior frequência no gênero masculino ou feminino.
2.5.2.1. Empresas
A análise dos dados apontou uma série de nomes públicos relacionados a empresas, organizações, institutos, associações e similares. Foi construída uma base de conhecimento contendo as seguintes regras para o nome público:
- possui palavras fortes como LTDA, Eireli ou editora
- está numa lista conhecida de empresas
2.5.2.2. Coletivo
A categoria coletivo segue regras parecidas às de empresas, mas no contexto de coletivos de artistas. O nome público:
- possui palavras frotes como coletivo, equipe, estúdio, studio, selo ou grupo
- está numa lista conhecida de coletivos
2.5.2.3. Individual
Quando o nome público de autoria associado à campanha não foi classificado como empresa ou coletivo, verifica-se se o nome público:
- está numa lista conhecida de nomes de artistas ou personas marcados como masculino ou feminino;
- tem como primeira palavra mais frequente (acima de 75%) como masculino ou feminino. Neste caso, utilizou-se o dataset de nomes do brasil.io, construído a partir do Censo do IBGE.
2.5.2.4. Outros
Nos casos onde não foi possível classificar a autoria, a categoria outros foi utilizada.